Primeiro voo do H160 da Airbus Helicopters

De forma discreta, no dia 12 de junho, a Airbus Helicopters realizou com sucesso o primeiro voo de seu helicóptero médio bimotor H160, na sua fábrica junto ao Aeroporto de Marignane, na cidade de Marselha. A divulgação do vídeo e imagens nas mídias sociais somente ocorreu um dia depois.


O primeiro voo ocorreu três meses após a sua apresentação ao público na Heli-Expo em Orlando, Florida, e na sequência da sua primeira corrida no solo no dia 28 de maio. A notícia do voo foi anunciado durante uma conferência de imprensa realizada no dia 16 de junho, no 51º Paris Air Show. Um modelo em tamanho real do H160 localizada na exposição estática do Grupo Airbus, marcando a primeira vez que o H160 aparece em solo europeu.




Este primeiro voo é significativo pois representa o primeiro projeto novo lançado sob a bandeira da Airbus Helicopters.


O helicóptero PT1 possui um par de motores Pratt & Whitney Canada PW210Es, embora a Airbus tenha suspendido os planos para usar este motor na produção do H160, que será oferecido exclusivamente com o motor Arrano 1A da Turbomeca. A PW&C já havia entregue os motores para testes antes da decisão da Airbus de rescindir contrato para o PW210, em fevereiro.

A Airbus visa o H160 para as missões do setor petróleo e gás, os operadores de busca e salvamento, serviços médicos de emergência, e os clientes corporativos e de transporte VIP, competindo com o modelo AW139 da AgustaWestland.


A fabricante europeia espera começar a receber pedidos do H160 em 2016, com as primeiras entregas previstas para 2018.


Fonte: Cavok Brasil