Embraer realiza primeiro voo do jato militar KC-390

A Embraer realizou nesta terça-feira o primeiro voo do novo jato bimotor de transporte militar KC-390. Conforme informou a companhia ao mercado, o voo foi bem-sucedido.

Os pilotos de teste e engenheiros de ensaios em voo testaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos e realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho.

Em seu voo inaugural, a aeronave realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas.

Até agora, o avião vinha passando por simulações e testes em solo.

"O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível", disse o comandante Mozart Louzada, um dos pilotos de teste.

"Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada", declarou, em nota, o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, que salientou o projeto de criação da aeronave como "o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história".

A aeronave, um cargueiro militar que terá capacidade de carga de 23 toneladas e poderá ser utilizada para reabastecimento aéreo, em operações de busca, resgate e evacuação, e em operações humanitárias, entre outros, foi desenvolvida em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), e tem investimentos estimados em R$ 4,6 bilhões.

O primeiro voo sofreu algum atraso em relação ao cronograma originalmente previsto.

Inicialmente, a Embraer planejava realizá-lo no segundo semestre de 2014, e o adiamento, segundo fontes da companhia, ocorreu para "priorizar a segurança de voo".

A empresa reiterou, porém, que o programa segue avançando conforme o planejado.

Previsões iniciais apontavam que o período de certificação deve levar entre um e meio a dois anos.

Com isso, a efetiva entrada em operação estava estimada para o final 2016.

Segundo o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, "o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo".

Até o momento, porém, apenas um contrato foi anunciado, num valor total de R$ 7,2 bilhões, incluindo a compra 28 aeronaves e um pacote de suporte, assinado com a FAB em maio passado.

Desde então, a Embraer passou a buscar reverter outras 32 cartas de intenções já assinadas com outros países (Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca) em pedidos firmes.

Em meados do ano passado, a Embraer divulgou estimativa que apontava para uma demanda de 7.728 cargueiros médios, como o KC-390, no período de 20 anos.

A expectativa da companhia é conquistar uma fatia de entre 15% e 20% do mercado nesse período.