Aeroporto de Guarulhos receberá sistema para pouso inédito no Brasil
O aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo, irá instalar um novo sistema de pouso por instrumentos inédito no Brasil. A equipe do aeroporto confirmou nesta quarta-feira (24) que aguarda a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para divulgar uma data em que o sistema começará a funcionar.
O aeroporto será o primeiro do Brasil a ter a tecnologia. Em países europeus, como a França e a Suécia, e nos Estados Unidos, o ILS III A já está instalado em diferentes cidades.
O sistema se chama ILS III A (Instrument Landing System) e garante que o piloto realize um pouso com altura de decisão menor do que 30 metros (100 pés) e contato visual com a pista de até 200 metros. Altura de decisão é a altitude mínima para o pouso ser abortado, caso haja neblina, chuva ou qualquer empecilho e a pista esteja sem visão para o piloto.
Em todo o Brasil, diferentes aeroportos utilizam o ILS I e o ILS II, que garantem alturas de decisão diferentes. O piloto, em algumas situações climáticas, acaba tendo de adiar o pouso ou evitar decolagem. O ILS funciona a partir de dois sistemas: um mostra a orientação lateral em relação à pista e, o outro, a orientação vertical.